Pequeno Empresário. Controle seus bens patrimoniais. Não perca dinheiro!


Amigos. Saudações.

Hoje vamos falar sobre algo muito importante para sua empresa: o controle de seus bens patrimoniais. Patrimônio nada mais é que um conjunto de bens de uma empresa ou de uma pessoa física. O patrimônio acumulado por empresas é fruto de muito trabalho, exposição ao risco e tempo investido pelo empresário e sua equipe.

Controlar os bens é algo muito importante e não pode ser negligenciado pelo empresário. Com o crescimento da empresa, geralmente é acompanhada pelo crescimento dos bens patrimoniais, assim, mesas, cadeiras, artigos de decoração, computadores, equipamentos, softwares devem ser controlados, mas por que se dar este trabalho? passamos algumas razões para isso:

Evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão da empresa; infelizmente é comum casos de furto de bens das empresas por parte de funcionários, em sua maioria, estes iniciam os furtos quando percebem que existe um descontrole por parte do empresário. É aquele velho ditado: acredite em Deus, mas tranque a porta do seu carro!

Eliminar compras desnecessárias de bens novos, devido a existência de bens em desuso ou à disposição em outros locais da empresa; Algo bem comum nas pequenas empresas. Veja como exemplo a sua despensa, quantas vezes já comprou algo que posteriormente verificou ter em estoque?

O patrimônio saneado e controlado traz confiabilidade e segurança para todos que necessitem de informações à respeito da empresa (clientes internos e externos). É comum necessitarmos de informações sobre bens para o cálculo de investimentos em novos projetos. E responder às questões: o que temos? onde está? em que estado de conservação?

Em muitos casos podem ocorrer a dedutibilidade no Imposto de Renda, quando do bem sucateado, obsoleto ou em desuso e sem condições de recuperação.

Outro fato importante é o controle da depreciação do bem, ou seja, o seu desgaste natural. É possível realizar o controle de maneira simples e sem muito investimento de tempo, controlando, também, sua depreciação. Assim, tem-se noção da idade de cada um, o que torna possível um programação de compras evitando surpresas no caixa da empresa quando por compras repentinas e que podem comprometer, em casos mais graves, o pagamento de fornecedores e funcionários.

Controlar é evitar desperdícios, evitar desperdícios é ter mais lucro! controle os seus bens patrimoniais.

E, já sabe, se precisar pode contar com a gente.